M.A.E. – Mulheres Apoiando a Educação
Essa atividade pretende aproximar as mulheres responsáveis por alunos da rede da escola onde eles estudam, ao mesmo tempo em que busca minimizar os efeitos da crise econômica que se abateu sobre suas famílias.
Prevê a contratação temporária, pelo período de até 14 meses, com pagamento de bolsa mensal, de mulheres responsáveis por alunos matriculados na rede estadual de educação, frequentes e participativos, para auxiliar as equipes diretiva e técnico-pedagógica em atividades na unidade escolar na localidade onde residem.
Para participar desse projeto, essas mulheres devem estar desempregadas há mais de quatro meses, não estar recebendo benefícios como seguro-desemprego. Além disso, para se candidatar a uma vaga nesse projeto, essas mulheres devem comprovar imunização contra COVID-19, em duas doses ou dose única, dependendo da vacina; residir no mesmo bairro/município da unidade escolar do aluno pelo qual é responsável e não ter nada que desabone sua conduta social, em especial no território onde a escola está inserida. É desejável que tenha o ensino médio completo, experiência no trabalho com crianças e jovens e facilidade de comunicação.
Confira o vídeo institucional
Confira o vídeo institucional do subprojeto M.A.E. – Mulheres Apoiando a Educação! Ele pretende aproximar as mulheres responsáveis por alunos da rede da escola onde eles estudam, ao mesmo tempo em que busca minimizar os efeitos da crise econômica que se abateu sobre suas famílias.
YouTubeCronograma Inicial M.A.E.
DownloadA carga horária diária de trabalho das colaboradoras será de 6 horas, perfazendo um total de 30 horas semanais. Um dos dias da semana será reservado a capacitação, avaliações de desempenho e qualificação em serviço. Em relação às 6 horas de capacitação mensal, esta deverá ser acordada com a direção da unidade escolar, para definição do melhor horário a ser cumprido.
O grupo de mulheres selecionadas para cada escola estará subordinado tecnicamente ao assistente social alocado pelo projeto e à supervisão pedagógica e administrativa da escola. O controle de frequência dessa mulher, uso do uniforme e postura profissional ficarão a cargo da unidade escolar com apoio do assistente social de referência e será realizado bimestralmente tendo como base um formulário de avaliação que visa garantir a sua permanência no projeto. Serão igualmente considerados a frequência e a permanência do aluno sobre o qual a agente é responsável, nos critérios de avaliação e desligamento.
Os assistentes sociais serão selecionados a partir de chamamento público, com critérios claramente definidos, para carga horária de 6 horas por dia. Serão tecnicamente responsáveis pelo apoio as atividades previstas especialmente a busca ativa que se caracteriza por visitas domiciliares a famílias de alunos com problemas de frequência, aproveitamento e evasão e pela supervisão das atividades a serem desenvolvidas no projeto.
Está prevista uma coordenação de supervisão técnica para cada uma das regionais.
As mulheres contratadas deverão atuar em duas frentes: uma em que se ocupam de questões relativas ao bem-estar do aluno na unidade escolar, especialmente em relação ao comportamento dele diante dos protocolos da COVID-19; e a outra frente de atuação faz referência à busca ativa a ser realizada junto com o assistente social de referência, dando suporte às equipes diretiva e técnico-pedagógica. Semestralmente, as dez escolas que tiverem os melhores índices de desempenhos quanto a redução das infrequências e evasão escolar, computados bimestralmente, serão premiadas, essa premiação se estenderá às agentes escolares envolvidas no projeto.