Eixo estratégico #ValorizaEducação
O nome desse eixo estratégico nos remete à reflexão sobre a amplitude e a polissemia do termo e à questão da Educação de qualidade. A qualidade passa por variáveis que vão das políticas às econômicas; das sociais às pedagógicas.
Para a dimensão intraescolar, preponderante neste eixo, os autores estabelecem quatro dimensões: o plano do sistema, das condições de oferta do ensino; o plano da escola, da gestão e organização do trabalho escolar; o plano do professor, da formação, profissionalização e ação pedagógica; e o plano do aluno, do acesso, permanência e desempenho escolar.
As propostas que integram esta hashtag têm, em comum, princípios que as direcionam: a construção coletiva do conhecimento; o desenvolvimento das inteligências; a formação humana de qualidade; a aplicação da inclusão e da equidade; a aprendizagem significativa, em diferentes lugares, com diferentes pessoas e ao longo de toda a vida; a gestão democrática e participativa; a utilização intensa das tecnologias de informação e comunicação; a criação de um clima escolar positivo, entre outros.
Alguns aspectos contemplados no Eixo Estratégico #ValorizaEducação
Este eixo inclui o que podemos chamar de “apoio pedagógico”: conjunto de ações voltadas para a promoção do desenvolvimento permanente dos profissionais de educação da SEEDUC-RJ e do aumento da qualidade na entrega de conteúdo aos alunos, oportunizando aprendizagens significativas, ativas, personalizadas, compartilhadas.
É conveniente lembrar que estas propostas atendem às necessidades formativas dos profissionais de Educação, mas atingem diretamente os alunos, inclusive na criação do o sentimento de satisfação de estar na escola, aquilo que podemos chamar de alegria na escola.
FORMAÇÃO BÁSICA SÓLIDA
Construção de formação básica sólida, capaz de desenvolver competências cognitivas, operativas e sociais por meio de conteúdos escolares, favorecer a preparação para o mundo tecnológico e comunicacional e integrar a cultura provida pela ciência, técnica, linguagem, estética e ética.
FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
Formação para a cidadania, incorporando novas práticas de gestão, possibilitando preparar os sujeitos para a participação social e o fortalecimento da de organizações e movimentos populares, de forma a contribuir para o fortalecimento da sociedade.
NÍVEL DE ESCOLARIDADE
Elevação do nível de escolaridade para todos, em condições de equidade de oportunidades.
INTEGRAÇÃO MULTICULTURAL
Integração entre a cultura escolar e outras culturas, promovendo uma educação multicultural e comunitária.
COMPETÊNCIAS ÉTICAS
Desenvolvimento de competências éticas através da formação de qualidades morais, traços positivos de caráter, atitudes e convicções.
EDUCAÇÃO COM BOAS CONDIÇÕES
Oferecimento de uma educação possuidora de condições físicas, materiais e financeiras de funcionamento, condição de trabalho, remuneração digna e formação continuada do profissional docente.